Projeto “Câmara nas Escolas”

por Comunicação publicado 04/03/2020 13h30, última modificação 26/11/2020 10h51

.

A Câmara de Vereadores de Cururupu, na manhã de hoje (04.03.2020), no Centro de Ensino Gervásio Protásio dos Santos, lançou Projeto “Câmara nas Escolas”, denominada "Jovem Cidadão".

Trata-se de uma Cartilha de 27 páginas, e que fala sobre a estrutura e a atribuição do Poder Legislativo, Poder Executivo e Judiciário. No ato Solene estiveram presentes os seguintes vereadores: Antônio Filho (Presidente); Daniel Louzeiro, Egnaldo Fonseca; Eleonor de Jesus e Roberto Pestana. Assim como, Professora Marta Ferreira (representante do Centro de Ensino Gervásio Santos); a Prefeita Municipal: Rosária de Fátima e o Promotor de Justiça: Frederico Bianchini.

Entre os assuntos abordados estão á historicidade de Cururupu, o histórico do surgimento do Poder Legislativo e a organização da Câmara, como a definição das comissões, serviços e participação do cidadão, os órgãos e funções;
Na oportunidade os vereadores presente em pronunciamento frisaram que a Casa Legislativa dar um passo avante na constitucionalidade da verdadeira Democracia, e o projeto vem apenas fortalecer o verdadeiro papel do legislativo.
A prefeita Rosária de Fátima, proferiu que o trabalho feito pela gestão da Casa Legislativa atual vem grandemente fortalecer a essência da verdadeira ciência política. Firmar que é preciso levar a apropriada história dos poderes constituídos à sociedade cururupuense.

A Professora Marta Ferreira, fez ênfase no termo “Cidadania”, é preciso que os estudantes estejam politizados e tenham em mente que a política não funciona sem a participação do Cidadão. Finalizou parabenizando o presidente pelo brilhante Projeto, e a escola fica grata por ser escolhida para o lançamento da cartilha “Jovem Cidadão”.

O Promotor Frederico Bianchini destacou que chega ao município para ser parceiro dos poderes legais, e ao ver a magnitude do Projeto “Câmara nas Escolas” sente-se muito satisfeito, pois é nessa linha de pensamento que podemos mudar alguns conceitos erroneamente feitos na política. Parabenizou a Casa Legislativa, e colocou-se a disposição para fortalecer o Projeto. Entende que é preciso democratizar as opiniões dos nossos cidadãos.

A jovem estudante Paloma, frisou que se sente contemplada com o projeto “Câmara nas Escolas”, de fato é preciso ouvir a juventude, é preciso que as ações para o jovem seja concretizadas.

Por fim, O presidente do Legislativo, Antônio Filho, destaca que a Cartilha “Jovem Cidadão” será uma ferramenta de pesquisa que auxiliará os alunos, professores e a comunidade em geral a entender o funcionamento da Câmara de Vereadores. E projeto “Câmara nas Escolas” Busca disseminar conhecimentos sobre o funcionamento do Poder Legislativo e a atuação de seus representantes, dando cumprimento às metas organizacionais de fortalecimento e consolidação da imagem institucional perante a sociedade por meio do incentivo à participação democrática e ao exercício da cidadania.

Clique na imagem abaixo para ver mais fotos: