20 DE NOVEMBRO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

por Adm Portal publicado 20/11/2021 11h04, última modificação 20/11/2021 11h05

A Câmara Municipal de Cururupu-MA reforça a importância deste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, data que serve de reflexão coletiva sobre a grande importância do povo negro, que por anos lutam pelos seus direitos.

"Dia Nacional da Consciência Negra é uma data de celebração e, também, de conscientização da população negra e todos em geral sobre a força, a resistência e o sofrimento que o povo negro viveu no Brasil desde a colonização. Durante o período colonial, aproximadamente 4,6 milhões de africanos foram trazidos ao Brasil para servirem na condição de escravos, trabalhando primeiramente em lavouras de cana-de-açúcar e no serviço doméstico, e posteriormente na mineração e em outras lavouras. Neste período, a condição de vida dos africanos e dos negros escravizados nascidos no Brasil era extremamente precária. Além de serem submetidos ao trabalho forçado, as pessoas negras escravizadas eram submetidos a um tratamento degradante e humilhante, não tendo direito a tratamento médico, à educação e a qualquer tipo de assistência social. A data também serve para debater a importância do povo e da cultura africana no Brasil, com seus respectivos impactos políticos no desenvolvimento da identidade cultural brasileira, seja por meio da música, da política, da religião ou da gastronomia entre várias outras áreas que foram profundamente influenciadas pela população negra."

Fonte.https://www.cut.org.br